19 agentes

Agentes

Fernando Batista

Violonista, Forrozeiro de raiz, Professor de música, Pesquisador https://linktr.ee/fernandobatistaguitar

Responsável: FERNANDO FERREIRA BATISTA

Imagem Item

Indígena do Povo Mendonça/Potiguara. Mestre, bacharel e tecnólogo em música violão (UFRN). Atualmente é professor de música no Projeto Alimentar da SEMTHAS de João Câmara musicalizando crianças e adolescentes através da flauta doce e percussão nas comunidades indígenas Serrote de São Bento e Assentamento Santa Terezinha, João Câmara/RN; realiza oficinas coletivas de violão na Casa de Cultura de João Câmara para o público em geral às segundas e quintas a noite; atua como músico forrozeiro no Trio Mendonça (trio de forró pé de serra) e é professor de música e assistente de coordenação do Projeto Energia Sonora - núcleo João Câmara - PRONAC 235609. Desenvolve o Projeto "Musicalidades do Povo Mendonça Potiguara", com oficinas e apresentações públicas nas comunidades do Território Mendonça e em eventos relevantes no cenário cultural potiguar através do Edital FUNARTE RETOMADA - Música 2023

  • Tipo:

  • Area de atuação: Música

  • Tags: MapaCultural CulturalJC ArteJC

  • Edu Martins

    Artista-docente

    Responsável: Eduardo Augusto Martins de Melo

    Imagem Item

    Edu Martins, artista-docente e arte-educador, licenciado e Mestre em Artes Cênicas pela UFRN, Pedagogo de carreira, licenciado e especialista em educação numa Perspectiva Inclusiva no âmbito da alfabetização e do multiletramento, pela FAIARA/PB; licenciado em Letras/Língua Portuguesa pelo IFESP/RN; além das formações complementares em Pedagogia, pela FACEN/FACERN e em Arteterapia pela FATAP. Há quase duas décadas, atuo na formação de crianças e adolescentes, através da linguagem, comunicação e dos elementos constituintes do teatro, numa perspectiva política, inclusiva e sustentável.

    Isabela Barboza

    Isabela Barboza é escritora, ilustradora, professora, tradutora e publicitária. Nasceu em João Câmara, Rio Grande do Norte.

    Responsável: Isabela Barboza de Oliveira

    Imagem Item

    Isabela Barboza é escritora, ilustradora, professora, tradutora e publicitária. Nasceu em João Câmara, Rio Grande do Norte. Atua com literatura há mais de uma década. Ilustra e cria todo o designer de suas obras desde que passou a publicar na Amazon Kindle.

    Michelly Carla

    Responsável: Michelly Carla Bezerra Felipe

    Imagem Item

    Sou Michelly faço artesanato em macramé, resido na comunidade indígena do Marajó.

    Auricelia Cruz da Silva, Celinha

    Responsável: AURICELIA CRUZ DA SILVA

    Imagem Item

    Me chamo Auricélia, sou artesã e resido no Assentamento Marajó.

  • Tipo:

  • Area de atuação: Artes integradas

  • Tags: MapaCultural CulturalJC ArteJC

  • Diogo mais que massa

    Trabalho com evento com musica ao vivo na cidade de joao camara

    Responsável: Diogo bruno ezequiel da silva

    Imagem Item

    Trabalho na areia de eventos na cidade de joao camara RN com todos os tipos de musica ao vivo e musicos da região

    ORQUESTRA DE FLAUTAS IRMÃ TEREZINHA

    Orquestra de Flautas Doce Projeto social Musicalização Cultura

    Responsável: Orquestra de Flautas doce Irmã Terezinha

    Imagem Item

    A Orquestra de flautas doce Irmã Terezinha é um projeto social desenvolvido na Comunidade indígena Santa Terezinha, Povo Potiguara Mendonça situado 12 km de João Câmara/RN. O projeto nasceu em 2013 com a doação de 20 flautas doce soprano da comunidade vizinha, o Amarelão. Desde o início nosso projeto atende crianças e jovens de todo Território Mendonça e hoje contamos com 40 alunos. As aulas do projeto iniciaram dentro da Capela de Santa Terezinha e hoje acontece no salão do Terço dos Homens da Comunidade. Ao longo desses 10 anos, o projeto é realizado em sua maioria de forma voluntaria pelo professor Fernando Batista, contando com auxílio de alguns parceiros locais como o Terço dos Homens e da Associação Comunitária do Povo Mendonça Potiguara. Desde de junho de 2023, a orquestra está recebendo apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de João Câmara (SEMTHAS) através do Projeto Alimentar. O grupo já realizou diversas apresentações locais, regionais e estaduais. Participando de festas sociais do Território Mendonça, da FIART 2023 E 2024, cerimônia para autoridades no SEST SENAT João Câmara, Cerimônia com a ministra dos povos indígenas Sonia Guajajara no Amarelão em 2024, entre outras.

  • Tipo: Coletivo

  • Area de atuação: Música

  • Tags: MapaCultural CulturalJC ArteJC

  • TRIO MENDONÇA

    Trio de forró pé de serra, 100% ao vivo, repertório tradicional e moderno

    Responsável: José Gildean Lima da Silva

    Imagem Item

    O “Trio Mendonça” é um projeto artístico de trio de forró pé de serra, surgiu em 2022 realizando sua primeira apresentação na Festa da Castanha da Comunidade do Amarelão, em seguida se iniciou um processo de pesquisa de repertório, de identidade com a música nordestina. Em 2023, se apresentou frequentemente em festas socioculturais de algumas comunidades indígenas: Festa do Milho – Aldeia Sagi-Trabanda, Festa da Castanha - Aldeia Amarelão, e em eventos culturais privados e públicos como o São João Câmara e ainda, em algumas cidades do RN como São Gonçalo do Amarante e Baia Formosa. O grupo tem o objetivo valorizar a cultura do forró de raiz, o forró autentico na região do Mato Grande e no município de João Câmara, com formação tradicional de zabumba, triangulo, sanfona e voz. Notadamente, a comunidade do Amarelão sempre contou com tocadores, sanfoneiros, forrozeiros em geral que animavam as festividades de seu povo, como casamentos, aniversário, festas socioculturais, entre outras. No entanto, devido a idade, alguns deles já faleceram ou não estão mais tocando ativamente. Nossa proposta é dar continuidade ao forró tradicional brasileiro, tocando ao vivo em contraposição aos processos tecnológicos que estão influenciando o segmento musical e tirando a originalidade da música nordestina. Com isso, nosso repertório se baseia nos grandes nomes da música nordestina como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Santanna, Flavio José, Dominguinhos, Gilberto Gil, Trio Nordestino, Antônio Barros e Cecéu, e o potiguar Dorgival Dantas. Já em relação aos forrozeiros atuais, podemos citar João Gomes, Tarcisio do Acordeon, Zé Vaqueiro e Mestrinho, entre outros. Segue alguns links para fotos e vídeos: https://drive.google.com/drive/folders/1v2ZAUTXO216S8PSwWCnYhmAq9tmh2wGi?usp=drive_link Instagram: https://www.instagram.com/triomendonca/

  • Tipo: Coletivo

  • Area de atuação: Música

  • Tags: MapaCultural CulturalJC ArteJC

  • Kaline Cassiano

    Indígena de etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltados para a amplificação da voz e da narrativa indígena.

    Responsável: Kaline Cassiano Silva

    Imagem Item

    Indígena da etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltadas para a amplificação da voz e da narrativa indígena nas mídias sociais. Compõe equipe e coordenação de projetos e produções audiovisual dentro do Amarelão e do Território Mendonça.

    GRUPO DE FLAUTAS SONS DO AMANHÃ

    Responsável: JAMILY GABRIELLY DA COSTA SILVA

    Imagem Item

    O grupo de flautas doce Sons de Amanhã da comunidade indígena Serrote de São Bento, da etnia Mendonça Potiguara, é um projeto social que surgiu em 2021 com a realização do Projeto Arte e Ação oferecendo aulas durante 10 meses de música e capoeira. A partir de então o grupo continuou com apoio de parceiros como a Associação Comunitária Serrote, da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social de João Câmara - SEMTHAS, através do Projeto Alimentar, e ainda com editais de fomento a cultura como a Lei Paulo Gustavo no âmbito municipal, pela Secretaria Municipal de Cultura – SECULT JC. O grupo já realizou diversas apresentações culturais no Território Mendonça e em João Câmara. Atualmente o grupo conta com 25 alunos entre crianças e adolescentes da comunidade, tendo aulas dois dias por semana. O repertório se baseia na música tradicional nordestina, cantos indígenas, e clássicos da música universal, sob coordenação do professor Fernando Batista.

  • Tipo: Coletivo

  • Area de atuação: Música

  • Tags: MapaCultural CulturalJC ArteJC

  • Maria de Fátima

    Liderança indígena e artesã.

    Responsável: Kaline Cassiano Silva

    Imagem Item

    Liderança indígena da Comunidade indígena Açucena. Trabalha para o desenvolvimento sociocultural da comunidade. É artesã, faz pinturas em panos de prato.

  • Tipo:

  • Area de atuação: Cultura Indígena

  • Tags: MapaCultural CulturalJC ArteJC