245 agentes
Agentes
- ARTE NO SANGUE CAPOEIRA. (Prof:Marcellynho)
Responsável: Francisco Marcelo Ferreira De Souza
-ola me chamo marcellynho! e sou professor de capoeira, pratico a 20 anos a arte afro-brasileira.
Associação indígena do Marajó
Responsável: ASSOCIAÇÃO INDÍGENA DO MARAJÓ
Associação indígena do Marajó, atuar a garantia de direitos de seu povo e desenvolvendo ações voltadas para o fortalecimento da cultura local.
Fernando Batista
Violonista, Forrozeiro de raiz, Professor de música, Pesquisador https://linktr.ee/fernandobatistaguitar
Responsável: FERNANDO FERREIRA BATISTA
Indígena do Povo Mendonça/Potiguara. Mestre, bacharel e tecnólogo em música violão (UFRN). Atualmente é professor de música no Projeto Alimentar da SEMTHAS de João Câmara musicalizando crianças e adolescentes através da flauta doce e percussão nas comunidades indígenas Serrote de São Bento e Assentamento Santa Terezinha, João Câmara/RN; realiza oficinas coletivas de violão na Casa de Cultura de João Câmara para o público em geral às segundas e quintas a noite; atua como músico forrozeiro no Trio Mendonça (trio de forró pé de serra) e é professor de música e assistente de coordenação do Projeto Energia Sonora - núcleo João Câmara - PRONAC 235609. Desenvolve o Projeto "Musicalidades do Povo Mendonça Potiguara", com oficinas e apresentações públicas nas comunidades do Território Mendonça e em eventos relevantes no cenário cultural potiguar através do Edital FUNARTE RETOMADA - Música 2023
Jânio Bolinha
Responsável: Jânio Flávio Costa de Melo
Sou Jânio Flávio, músico guitarrista, atuei em várias bandas no RN, inclusive bandas daqui de João Câmara, também sou cantor de MPB e vivo exclusivamente da música!!!
Bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem atuado em vários concertos com diversos grupos e formações no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
Responsável: Antonio Wendel André da Silva
Nascido em Caraúbas (RN-Brasil) em 1997, e tendo passado toda sua infância e adolescência em Campo Grande (RN-Brasil), iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Casa de Cultura Popular Cleto de Souza, atualmente Instituto Gentil. Teve aulas de flauta doce com os professores Cláudio Jales e José Wilson, seguiu na área de sopros quando aos 13 anos iniciou no clarinete, com o professor José Wilson, um dos primeiros incentivadores a ingressar profissionalmente na área musical. Participou de inúmeros Master-Classes com professores de clarineta do cenário nacional e internacional, como, Sergio Burgani (OSESP/UNESP), Luis Afonso Montanha (USP), Jorge Montilla (Venezuela), Robert Dilutis (Estados Unidos), Henri Bok (Holanda), Javier Llopis (Espanha), Cristiano Alves (UFRJ), Joel Barbosa (UFBA), Jonathan Cohler (Estados Unidos), Milan Rericha (virtuoso e professor de clarinete internacionalmente respeitado), entre outros. Participou do I Encontro Paraibano de Clarinetista, I Encontro Nacional Juvenil Mundial no Brasil em São José dos Campos (SP), II Encontro de Claronistas em Maceió (AL), XVIII Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza (CE), do XI Encontro Brasileiro de Clarinetistas e do III Encontro Brasileiro de Claronistas, Poços de Caldas (MG), do ClarinetFest 2017 (Orlando, Estados Unidos), ClarinetFest 2018 (Oostende, Bélgica). Em 2016 foi convidado a participar do II Encontro Juvenil Internacional de Música, em Assunção (Paraguai), onde tocou com a Orquestra Internacional da EMAP (OSEMAP). Em 2017 foi convidado pela segunda vez a participar do III Encontro Juvenil Internacional de Música na Ciudad de Panamá (Panamá), no mesmo ano foi convidado para o Lançamento Internacional OSEMAP (Orquesta Sinfónica de la Embajada Mundial de Activistas por la Paz), em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Em 2018 foi convidado pela terceira vez a participar do IV Encontro Juvenil Internacional de Música na Ciudad de Guatemala (Guatemala). Em 2022 foi convidado para dar aulas de música brasileira em Aarhus - Dinamarca, onde esteve participando do Evento Internancional GlomusCamp 2022, representando o Brasil, fazendo concertos e ministrando workshops sobre música brasileira. É integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetes e da Filarmônica UFRN. Técnico em música com habilitação em clarineta, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é aluno do professor Dr. Amandy Araújo no curso de graduação em música, com habilitação em clarineta, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Lanny santos
Artesanato e Música são minha vida
Responsável: Edilane Alves Dos Santos
Bora mostrar nosso trabalho!
Anna Paula Bordados
Sou Anna Paula Bordados, empreendedora do Ateliê São José, trabalhamos com bordado Ponto Cruz, Vagonite, Perfumaria e muitos outros itens..
Responsável: Anna Paula Câmara Tavares
Me chamo Anna Paula Câmara, natural de João Câmara, casada, mãe, artesã, empreendedora, católica.. Conheci o artesanato aos 15 anos de idade, com minha amiga Iara, que me ensinou a técnica do bordado Ponto cruz, desde então não parei mais de bordar.. Favo parte do Grupo de Artesãs Camarense, da Casa de Cultura e da Feira Agroecologica.. Levo o artesanato aos 4 cantos da cidade de João Câmara..
Dioclécio Mendonça
Cacique da comunidade indígena Santa Terezinha do Território Mendonça no Estado do Rio Grande do Norte. Coordenador Administrativo da Associação Comunitária Indígena do Povo Mendonça Potiguara (2016); Membro da APOINME Microrregional RN (2016); Membro do Comitê Gestor de Educação do Campo e Diversidade da SEEC/RN (2019); Coordenador do Fórum Intersetorial de Professores e Professoras Indígenas Mendonça (2022); Membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (2023).
Responsável: Dioclécio Bezerra da Costa
Cacique da comunidade indígena Santa Terezinha do Território Mendonça no Estado do Rio Grande do Norte. Coordenador Administrativo da Associação Comunitária Indígena do Povo Mendonça Potiguara (2016); Membro da APOINME Microrregional RN (2016); Membro do Comitê Gestor de Educação do Campo e Diversidade da SEEC/RN (2019); Coordenador do Fórum Intersetorial de Professores e Professoras Indígenas Mendonça (2022); Membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (2023). É Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Faculdade Maciço de Baturité (2018); Licenciado em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (2016). Tem experiência na atuação e pesquisa com educação escolar indígena e povos indígenas do RN.
GRUPO DE ARTES MONSENHOR LUIZ LUCENA DIAS
O Grupo de Artes Monsenhor Luiz Lucena, denominado G.ARTES, criado em 15 de Outubro de 2017, formado por crianças, jovens e adultos da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, tem por objetivos promover a manifestação cultural no município por meio do teatro, evangelizando e compartilhando valores cristãos com seu membros e comunidade.
Responsável: EMILSON MARINHO SILVA JÚNIOR
Busca, em seus projetos, desenvolver habilidades artísticas e compartilhar a mensagem cristã através do teatro. O projeto visa fomentar a cultura e arte no município; evangelizar e compartilhar valores cristãos; desenvolver habilidades artísticas em crianças, jovens e adultos e promover a integração comunitária. Nossos Projetos destinam-se a ações voltadas para: Oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos; Montagem de espetáculos temáticos (bíblicos e sociais); Apresentações em igrejas, escolas e espaços públicos e Participação em eventos culturais locais. Temos como principais metas: mais de 100 pessoas participando dos projetos; 4 principais apresentações realizadas durante o ano na igreja e para comunidade local.
Isabela Barboza
Isabela Barboza é escritora, ilustradora, professora, tradutora e publicitária. Nasceu em João Câmara, Rio Grande do Norte.
Responsável: Isabela Barboza de Oliveira
Isabela Barboza é escritora, ilustradora, professora, tradutora e publicitária. Nasceu em João Câmara, Rio Grande do Norte. Atua com literatura há mais de uma década. Ilustra e cria todo o designer de suas obras desde que passou a publicar na Amazon Kindle.
André Artes
Desenho com lápis Grafite e Lápis de cor , pintura sobre tela.
Responsável: André Freitas da Silva
Este é o perfil do Artista André Artes.
Cheirinho da arte
Responsável: Patrícia Nunes Medeiros
Poema: Boneca de Pano e seu cheirinho Peço licença Para minha história contar, Sou Patrícia Medeiros, artesã popular, Nasci nessa região, João Câmara, aqui é meu lugar. Fiz da espigas de milhos, Bonecas para brincar, Uma infância bela e bonita tudo popular, Meus pais Maria Valdecir e José, sempre me incentivaram Viver a vida com amor. Hoje rabisco um projeto Boneca de pano e seu cheirinho, Tudo bonito e com carinho. As linhas e o tecido Vão alinhandosse As bonecas a se formar, Tudo feito com carinho para a sociedade apresentar. As bonecas são macias Da vontade de apertar, Também tem um cheirinho que paira no ar, Sou pedagoga, mais ser artesã tá em primeiro lugar. Pois quando faço uma boneca, Recordo da minha infância nas noites de luar. Esse é meu projeto, Boneca de pano e seu cheirinho, que com simplicidade venho apresentar, Com muito amor Nessa terra do sertão, Sou Patrícia, artesã de coração. Poeta Zé do sertão
Mara Artesã
Sou Mara Artesã, artista da cidade de João Câmara/RN e tenho o projeto Arte com as Mãos que venho praticando desde 2001 no inicio da minha carreira. Também fazem mais de 4 anos que participo da Feira mensal pelo Grupo de Artesanato Camarense na cidade.
Responsável: Francimara Erinaldo da Silva
Sou Mara Artesã, e tenho o projeto Arte com as Mãos desde que iniciei no artesanato, pratico da filosofia que se existe uma possibilidade é possível fazer arte com as mãos. A minha atuação profissional começou em 2001, quando precisei gerar renda para manter minha filha e a mim, assim iniciei no biscuit, e com o tempo fui aprendendo outros segmentos como o E.V.A, e recentemente peças com costura e apliques. Também fazem mais de 4 anos que participo da Feira mensal pelo Grupo de Artesanato Camarense na cidade.
Loja beleza e arte
A loja beleza e arte é 100% online e que trabalha com de artesanatos em crochê e arte em pneu.
Responsável: Nildene Souza da Silva bento
A loja beleza e arte é naturalmente da cidade de João Câmara/RN, é uma loja que trabalha com encomendas de peças de moda infantil, adulta, moda casa. As peças são são produzidas em crochê ou macramê, as peças são forradas e produzidas com muito carinho, prezando pela qualidade e conforto dos nossos clientes. Também trabalhamos com arte em pneus, confeccionamos lindas caminhas para seus pets e jarros para sua plantas. Buscamos por um mundo mais sustentável e igual!
Ana Maria Crochê
Trabalhos de crochê são peças feitas à mão, repletas de delicadeza e charme, que agregam beleza e aconchego ao vestuário e à decoração.
Responsável: Ana Maria Pereira da Silva
Trabalhos com crochê são delicados e encantadores, feitos com fios e agulhas, resultando em peças únicas e cheias de personalidade. O crochê permite a criação de uma ampla variedade de itens, desde peças de vestuário, como blusas, cachecóis e chapéus, até itens de decoração, como sousplats, almofadas e tapetes. As texturas e padrões criados pelo crochê trazem uma sensação acolhedora e artesanal para os objetos, tornando-os verdadeiras obras de arte feitas à mão. A paciência e habilidade necessárias para dominar essa técnica resultam em peças que carregam consigo o cuidado e a dedicação de quem as produziu. Além disso, o crochê permite a utilização de uma grande variedade de cores e tipos de fios, possibilitando a criação de peças únicas e personalizadas. Seja na forma de presentes afetuosos ou para decorar o lar com um toque especial, os trabalhos em crochê carregam consigo a essência do artesanato e do cuidado com cada
Atelie Mimos De maria
Loja oline de laços💕🎀✨️
Responsável: Carla dayane Oliveira de araujo
Trabalho com laços e acessórios infantis🎀 Desde 2020 nesse mundo colorido das fitas✨️🩵 João câmara/Rn📍 Enviamos para todo o brasil📦
ATELIÊ PANUCHICK
PEÇAS SOB ENCOMENDA, DISPONHO DE PRONTA ENTREGA COM PEÇAS CORINGAS, TALVEZ UM PRESENTE DE ÚLTIMA HORA COM LINDOS BORDADOS PERSONALIZADOS. SIGA-NOS NO @PANUCHICK E ACOMPANHE NOSSO TRABALHO!
Responsável: ANA PAULA COSTA PAULO
ATELIÊ IDEALIZADO EM REALIZAR SONHOS, SEJA DE GESTANTES, AVÓS, TIAS, DINDAS, AMIGAS, TRANSFORMANDO UM SIMPLES MATERIAL TEXTIL EM UMA PEÇA ELEGANTE, OUTRAS DELICADAS, E COM UM UNICO PROPÓSITO, ETERNIZAR SONHOS!
Lú Crochê
Crocheando com amor. ♡
Responsável: Lucimar de Oliveira Lima
O crochê não é apenas arte,é amor em forma de fio.
Didi
Na confecção de bonecas de pano aprendi com minha Mãe.
Responsável: EDIONE BEZERRA PINTO
Sou Edione, Faço bonecas de pano, pano de prato e tapetes..
Michelly Carla
Responsável: Michelly Carla Bezerra Felipe
Sou Michelly faço artesanato em macramé, resido na comunidade indígena do Marajó.
Ateliê da Valéria
Artesanato com fuxico
Responsável: Valeria Bezerra da Costa
Trabalho com artesanato há 15 anos, minha especialidade é o fuxico, utilizo retalhos de tecidos em meus produtos.
Graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado Superior de Instrumento Violino na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atualmente Unespar Campus Curitiba). Pós-graduação em Educação Musical com foco em Projetos Sociais Música. Atuou como violinista (1998 /1999/2000) na Orquestra Noite de Gala, no programa da extinta TV CNT/GAZETA, com Agnaldo Rayol. A orquestra fez shows com Ângela Maria, Daniel, Christian e Rolf, Cauby Peixoto, Elza Soares, Rosana, dentre outros. Violinista na Orquestra de MPB da Cidade de Curitiba/PR com o Maestro Roberto Gnatalli acompanhando grandes nomes da música brasileira. Participou como violinista na Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Jovem de Joinville, Orquestra da Faculdade Estadual de Santa Catarina em Florianópolis. Aluna dos mais importantes cursos de música do Brasi. Excursionou com o Grupo Musical Edelweiss em 1998 Alemanha e Áustria e 2001 África do Sul.Lecionou violino em Ciudad Del Leste (PY) para a comunidade Chinesa e Coreana entre os anos 2005 a 2015.Professora e coordenadora do Projeto Orquestra de Cordas Fundação Solidariedade Volvo/ Lei Rouanet.Professora e coordenadora do Projeto Música Patronato Santo Antônio. Voluntária no instituto dos Cegos do PARANÁ no ensino de Violino.Voluntária no Projeto Vila Torres - Comunidade Vulnerável Curitiba PR
Responsável: ANDREA CARINA ANDREA CARINA MENGARDA
Área de Atuação: Profissional com experiência como violinista/ produção/gestão cultural/ professora de música - violino e Parecerista Cultural. Formação Acadêmica: Especialização “Educação a Distância” Centro Universitário UNIOPET / O MODELO HÍBRIDO EM EAD E SUAS VANTAGENS DE APRENDIZAGEM. 2017 – 2018. Pós-Graduada em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A Música como inclusão social na Fundação Solidariedade – 2010. Bacharel em Música, Instrumento – Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Concluído em 1995. Licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Concluído em 1991. Formação Profissional: Bolsa Qualificação Cultural Música Universidade Estadual de Ponta Grossa dez 2021 ▪ Economia da Cultura: cadeia produtiva, indicadores e desenvolvimento territorial Escola Itaú Cultural São Paulo 08/10/2021 (16 horas) ▪ Políticas Culturais: contexto histórico e agenda para século XXI Escola Itaú Cultural - São Paulo 31/08/2021 (16h45min) ▪ Oficina Técnicas de Elaboração de Indicadores Dani Ribas Morro Stock 06/2022 ▪ 22º Festival Jazz & Blues Ceará on line Minicurso Gestão de Carreiras na Música - Dani Ribas (8 horas) ▪ 1ºFestival de Ideias Cultura em Tempos Emergentes - Observatório da Diversidade Cultural Belo Horizonte 18/05/2021 (16h30min) ▪ Capacitação de Agentes Culturais: Estratégia de Cultura e arte para o futuro Universidade Federal do Ceará 05/04/2021 (160 horas) ▪ Workshop Internacional Ensino das Cordas Coletivas - UTFPR – 2016. ▪ Programa de Capacitação em Gestão de Projetos Empreendimentos Criativos (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) – (80 horas/aula) - SENAC DF – Concluído Etapas 1 e 2 – 2014. ▪ Novo Salic (Minc Brasília 8 horas) – 2013 - 2014. ▪ Princípios Básicos de Contabilidade - (21 horas/aula) - SENAC PR – 2012. ▪ O Departamento de Captação de Recursos: da criação a gerência - diálogo social – (8 horas) - SP – 2012. ▪ Organização Financeira e Controladoria para Administração de Projetos Sociais - diálogo social – (8 horas) - SP – 2012. ▪ 2º e 3º Módulo de musicalização para bebês com idade entre 1 e 2 anos – fevereiro a dezembro – 2005. ▪ 1º Módulo de musicalização para bebês de 6 meses a 1 ano – agosto a dezembro - 2004. ▪ Oficina de Música XVII – Interpretação de Música Barroca no Violino com o professor Manfred Kraemer - 1.999. ▪ Oficina de música XIV Curso de Lutheria com Hélcio Paes Fomin - 1.997. ▪ Oficina de música XV – Rítmica com o professor José Eduardo Gramani - 1.997. ▪ Curso de Cordas Coloridas – Violino – com a Professora Betina Ellendersen ▪ III Seminário Sul de Música da Cidade de Curitiba – “Violino Suzuki para Professores” professora Edna Savitzky e “Musicalização Infantil” para professores com Noemi Kellermann - 1996. Oficina de Música XI – “Curso de Violino” com o professor Moysés Azulai de Castro - 1.993. ▪ 24º Festival de Inverno de Campos do Jordão – “Curso de Violino professor Ayrton Pinto. ▪ Oficina de Música X – “Curso de Violino” – com o professor Fredi Gerling - 1.992. ▪ PUC – PR “História da Arte – Uma visão abrangente” - 1.991. ▪ Oficina de Música VII – “Curso de Música de Câmara” professor Moyses Azulai de Castro - 1.989. ▪ Oficina de Música VII – “Curso de Violino “professor Moyses Azulai de Castro. ▪ IX Festival de Música de Londrina – “Curso de Violino”. ▪ VIII Festival de Música de Londrina – “Curso de Violino” - 1.988. ▪ V Encontro Nacional da Educação do Talento – Método Suzuki na cidade de Porto Alegre - 1.986. ▪ Encontro Internacional de música “Método Suzuki" do professor John Kendall. (USA) ▪ IV Encontro Nacional da Educação do Talento – Método Suzuki em Florianópolis - 1.985. ▪ Estudos com Simone Saviztky e do professor Atli Ellendersen. Últimos Trabalhos: Violinista Coral Copel Curitiba 2022 até o momento Violinista Coral Itaipu Binacional COROFEST Cascavel PR Agosto 2024 Parecerista Pernambuco 2024 Parecerista Nova Friburgo PARECERISTA São João Del Rey 2024 Parecerista Taubaté/SP – 2024 Parecerista João Pessoa/PB – 2024 Parecerista Belo Horizonte/MG 2024 Parecerista Ceará – 2024 Parecerista Minas Gerias – 2024 Parecerista São Bento do Sul – 2024 Parecerista Mato Grosso do Sul - 2024 Parecerista Ministério da Cultura – outubro de 2020 até o momento; Parecerista Município de Taubaté/SP – outubro/2023 até o momento; Comissão Julgadora 12º Festival da Canção Balneário Camboriú/SC novembro 2023; Parecerista Estado do Alagoas Edital 09/2023 Secult/AL Parecerista do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Estado da Cultura SECULT – novembro 2022 até o momento; Parecerista Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA 6º Edital do Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco – FUNCULTURA 2021/2022; Parecerista Governo Do Distrito Federal Secretaria De Estado De Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal - PLATAFORMAS CULTURAIS no âmbito da seleção de que trata Edital de Chamamento Público 26 / 2021- FAC Brasília Multicultural II Novembro/2021 Coordenação do Projeto de Cordas e professora de Violino no Patronato Santo Antônio – 2016 - 2018. ▪ Professora Usina da Música Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - 2015-2016. ▪ Coordenadora do Projeto Orquestra de Cordas Fundação Solidariedade – 2010 - 2015. ▪ Proprietária da Escola de Música 7 Notas Curitiba PR - 2011- 2014. ▪ Coordenação Geral dos Projetos de Música da Fundação Solidariedade Orquestra e Coral - 2005- 2013. ▪ Professora de musicalização Infantil na Escola Interpares Curitiba PR - 2006 – 2010. ▪ . Violinista da Orquestra Itaipu – Binacional – 2004 – 2005. ▪ Violinista da Orquestra Arturo Toscanini – 2002 - 2003 ▪ Participou do Grupo Coral e Musical Edelweiss de São Bento do Sul – com excursões pelo Brasil, Europa (1998 Áustria e Alemanha) e África (2001 - África do Sul). ▪ Violinista CNT/TV GAZETA Programa Noite de Gala 1998 ▪ Professora de Violino na Escola de Música Donaldo Ritzmann, São Bento do Sul SC - 1997 2009. ▪ Professora de Violino na Escola Da Capo Curitiba - 1999 – 2007. ▪ Participou do Grupo Americantiga e da gravação do CD do grupo - 1998 – 1999. ▪ Violinista da Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba - 1997 – 1999. ▪ Lecionou na Escola de Música Stúdio Som e Sol - 1993 – 1996. ▪ Professora de Violino na Escola de Música Laudate – 1990 – 1997.
Centro Espírita Mestre Junqueiro
Hoje o centro é sede da Associação de Periferia Cidade Nova, a APCN, onde tem como intuito e objetivo ajudar os jovens do local a crescer através de ações sociais, aulas sobre cultura, espiritismo e igualdade social, também acolhendo e ajudando pessoas com problemas psicológicos, dependência química, vítimas de violência no geral. O Centro Espírita Mestre Junqueiro hoje é um dos maiores terreiros de matrizes africana dentro da cidade de João Câmara, tendo aproximadamente 50 pessoas entre filhos e afilhados.
Responsável: Centro Espírita Mestre Junqueiro
O Centro Espírita Mestre Junqueiro foi fundado em 22 de julho de 2017 pelo seu atual dirigente, o Pai Rodrigo da Mestra Aninha do Angeló, que tinha o sonho e desejo de oportunizar aos seus filhos e afilhados, bem como, a população do bairro periférico Cidade Nova (SEAC) uma casa espiritual que pudesse acolher e contribuir para o fortalecimento da fé e com ações sociais. Deu início a sua trajetória espiritual aos 9 (nove) anos de idade na casa de Mãe Francisca de Oyá, conhecida por Mãe Bibi, abrindo seu primeiro barracão no quintal da casa de onde trabalhou e conseguiu construir a atual sede do centro no final da gafuringa, na Rua Joaquim Rebouças nº 83, no início da estrada de pedra d'água.
Auricelia Cruz da Silva, Celinha
Responsável: AURICELIA CRUZ DA SILVA
Me chamo Auricélia, sou artesã e resido no Assentamento Marajó.
Arraiá encanto junino
Responsável: Mauricelia oliveira da silva
Grupo de quadrilha desenvolvido por jovens e adultos, para abrilhantar umas das noites de são João do bairro
Zé do Café
Abraçar a arte é abraçar o mar cheio de mistérios.
Responsável: José Alisson
Almejo alcançar os corações das pessoas através de poemas. Nos mesmos, faço homenagens a pessoas e tento usar da reflexão como forma de mudar o pensamento unilateral.
Diogo mais que massa
Trabalho com evento com musica ao vivo na cidade de joao camara
Responsável: Diogo bruno ezequiel da silva
Trabalho na areia de eventos na cidade de joao camara RN com todos os tipos de musica ao vivo e musicos da região
ANDERSON NEGAO
Responsável: Anderson Talles Teixeira dos Santos
Músico percussionista a mais de 20 anos na cidades de João Câmara, passando por diversas bandas da cidade...
Nair Ezequiel de lima
Trabalho com Artesanato deste do ano 2000
Responsável: Nair ezequiel lima
Trabalho com artesanato com produção de artes, e vendo na feira livre da cidade de joao camara
ESTRELA NORDESTINA
Responsável: ESTRELA NORDESTINA
🎆Quadrilha tradicional da comunidade do Corte 🥳 Fundada em 2007 📍Vice campeã @saojoaocamara 2008🔥✨ Organização: @gracykelly_ritbox
Dançarths
Responsável: Arthur
Arthur Melo, professor, bailarino, coordenador do projeto Dançarths e pesquisador de danças populares.
Rodrigo Pedro do Nascimento
Músico e criador de conteúdo digital!
Responsável: Rodrigo Pedro do Nascimento
Olá pessoal! Sou indígena do povo Mendonça Potiguara e atuo na área do audiovisual. Crio conteúdo pra o Instagram e Youtube, sou fotógrafo, sonoplasta e editor de vídeos. Sou músico no Trio Mendonça (Forró Pé de Serra) e integrante do Grupo Itamaraka (projeto musical que tem por objetivo contribuir com a revitalização da língua Tupi em João Câmara).
JOSENILDA DA SILVA FERREIRA
Amo laços
Responsável: Josenilda da Silva Ferreira
Adoro fazer meus laços
Borda, Andria!
O Borda, Andria! surgiu a partir de uma necessidade de utilizar de tempo sobrando em meio a pandemia do Covid-19, e estou nessa vida de artesanato desde então, bordando desde imagens cristãs até porta-maternidade.
Responsável: Andria Fernanda da Silva Monteiro
O Borda, Andria! surgiu a partir de uma necessidade de utilizar de tempo sobrando em meio a pandemia do Covid-19, e por já ter minha mãe envolvida no artesanato, foi uma puxada para ir nesse embalo, e assim comprei cursos e me apaixonei pelo bordado e a calmaria que bordar traz. Como dito acima, estou na área do artesanato desde 2020, e apesar do pouco tempo pela vida corrida de universitária e estagiária, sempre procuro está presente com meus bordados nas feiras do mês do Grupo de Artesães Camarenses, e algumas que a prefeitura da cidade propõe enviar os artesãos.
Ateliê Estrela Dalva
Trabalho com pinturas em tecidos, bordados, crochê, pinturas em telhas e cerâmicas e trabalho com lembrancinhas de gesso.
Responsável: Dalvanice Barbosa Alves da Silva
Olá a todos que amam a arte! Venha conhecer meu trabalho no meu ateliê Estrela Dalva! Artesanato para mim é motivação e alegria é uma forma de amor!
ORQUESTRA DE FLAUTAS IRMÃ TEREZINHA
Orquestra de Flautas Doce Projeto social Musicalização Cultura
Responsável: Orquestra de Flautas doce Irmã Terezinha
A Orquestra de flautas doce Irmã Terezinha é um projeto social desenvolvido na Comunidade indígena Santa Terezinha, Povo Potiguara Mendonça situado 12 km de João Câmara/RN. O projeto nasceu em 2013 com a doação de 20 flautas doce soprano da comunidade vizinha, o Amarelão. Desde o início nosso projeto atende crianças e jovens de todo Território Mendonça e hoje contamos com 40 alunos. As aulas do projeto iniciaram dentro da Capela de Santa Terezinha e hoje acontece no salão do Terço dos Homens da Comunidade. Ao longo desses 10 anos, o projeto é realizado em sua maioria de forma voluntaria pelo professor Fernando Batista, contando com auxílio de alguns parceiros locais como o Terço dos Homens e da Associação Comunitária do Povo Mendonça Potiguara. Desde de junho de 2023, a orquestra está recebendo apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de João Câmara (SEMTHAS) através do Projeto Alimentar. O grupo já realizou diversas apresentações locais, regionais e estaduais. Participando de festas sociais do Território Mendonça, da FIART 2023 E 2024, cerimônia para autoridades no SEST SENAT João Câmara, Cerimônia com a ministra dos povos indígenas Sonia Guajajara no Amarelão em 2024, entre outras.
Cícero Bezerra Felipe
A vida do assador de castanha. A vida do assador ela não é fácil não, Tem que se acordar cedo e bate o caco na mão, Pra começar os trabalhos e a castanha pode assar, Para quando o freguês comer não poder reclamar, E vê que aquele produto ele pode degustar, Pois ali tá o valor de um povo trabalhador que não tem medo de trabalhar.
Responsável: CICERO BEZERRA FELIPE
“ Cicero Bezerra, tenho 34 anos, sou mas conhecido por Ciço, resido no Marajó. Atuou na literatura escrevendo versos sobre a história da minha comunidade e sua cultura.
Rosa artesã
Responsável: Enilva Teixeira Silva Ribeiro
Meu nome é Enilva Teixeira, tenho 39 anos, moro na cidade de João Câmara desde que nasci. Com 13 anos, comecei a fazer crochê, e com o passar dos anos também aprendi a fazer vagonite, ponto cruz e pintura em tecido. Trabalho com a reciclagem da garrafa pet, fazendo escorado de porta, galinha, porta ovos e porta papel higiênico. Que além de favorecer o meio ambiente, também fortalece a economia de João Câmara. Já participei do grupo de artesãs Camarenses e algumas feiras de cultura. Atualmente participo de alguns eventos e também da feira livre de João Câmara, onde vendo os meus artesanatos.
Francisco Antônio de Oliveira filho ,coroné sabuguinho faço show de humor com a boneca carmosina. E apresento um programa de rádio todos sábado das 5as7da manhã. 89.3 fm show do coroné sabuguinho.
Responsável: Coroné Sabuguinho
Francisco Antônio de Oliveira filho, nasceu no dia 23/011968, na cidade de Santa Cruz Rn. Filho de Francisco Antônio de Oliveira e creuza Rodrigues de morais iniciou sua carreira no rádio, 15 de junho 1989, em capinopolis em Minas Gerais. Com passagem na rádio Santa Cruz rn. Em março de 1992 criou o personagem coroné sabuguinho .na extinta rádio baixa verde am João Câmara RN. O mesmo continua na 89.3 fm com seu personagem e fazendo shows com sua boneca carmosina.
TRIO MENDONÇA
Trio de forró pé de serra, 100% ao vivo, repertório tradicional e moderno
Responsável: José Gildean Lima da Silva
O “Trio Mendonça” é um projeto artístico de trio de forró pé de serra, surgiu em 2022 realizando sua primeira apresentação na Festa da Castanha da Comunidade do Amarelão, em seguida se iniciou um processo de pesquisa de repertório, de identidade com a música nordestina. Em 2023, se apresentou frequentemente em festas socioculturais de algumas comunidades indígenas: Festa do Milho – Aldeia Sagi-Trabanda, Festa da Castanha - Aldeia Amarelão, e em eventos culturais privados e públicos como o São João Câmara e ainda, em algumas cidades do RN como São Gonçalo do Amarante e Baia Formosa. O grupo tem o objetivo valorizar a cultura do forró de raiz, o forró autentico na região do Mato Grande e no município de João Câmara, com formação tradicional de zabumba, triangulo, sanfona e voz. Notadamente, a comunidade do Amarelão sempre contou com tocadores, sanfoneiros, forrozeiros em geral que animavam as festividades de seu povo, como casamentos, aniversário, festas socioculturais, entre outras. No entanto, devido a idade, alguns deles já faleceram ou não estão mais tocando ativamente. Nossa proposta é dar continuidade ao forró tradicional brasileiro, tocando ao vivo em contraposição aos processos tecnológicos que estão influenciando o segmento musical e tirando a originalidade da música nordestina. Com isso, nosso repertório se baseia nos grandes nomes da música nordestina como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Santanna, Flavio José, Dominguinhos, Gilberto Gil, Trio Nordestino, Antônio Barros e Cecéu, e o potiguar Dorgival Dantas. Já em relação aos forrozeiros atuais, podemos citar João Gomes, Tarcisio do Acordeon, Zé Vaqueiro e Mestrinho, entre outros. Segue alguns links para fotos e vídeos: https://drive.google.com/drive/folders/1v2ZAUTXO216S8PSwWCnYhmAq9tmh2wGi?usp=drive_link Instagram: https://www.instagram.com/triomendonca/
Joyce Silva
Responsável: Joyce Caroline da Silva Bezerra
Me chamo Joyce Caroline da Silva Bezerra mas sou conhecida na cidade como Joyce Silva, atuo na música como cantora em diversos espaços na região, privados, barzinhos, festas em clubes, contribuo com a cultura local trazendo a arte da música aos ouvidos de pessoas e resgatando memórias através desse modo de arte.
Tiago coroinha
Responsável: Carlos Tiago Siqueira dos Santos
Sou Carlos Tiago Siqueira dos Santos, mais conhecido como Tiago Coroinha ou Tiago sanfoneiro,desde meus 11 anos venho fazendo esse serviço com muita alegria animando meu povo com muita satisfação.
Nathan Silva
Natanael vem desenvolvendo um trabalho artístico voltado ao município JOÃO CÂMARA/RN onde mora há mais 3 anos, com especializações em audiovisual, produção cultural, realizando projetos no nordeste do Brasil e em diversas cidades do estado do RN.
Responsável: NATANAEL SILVA DO NASCIMENTO
Natanael Silva do Nascimento é arte-educador, ator e produtor cultural. É assessor artístico e pedagógico do Projeto de Humanização com Artes do INSTITUTO RELIGIOSO ILÉ ASÉ OSÚN OMÍM LAJÊ e atua paralelamente formando novos artistas em diversos grupos, projetos e ONGS, É membro e cofundador do Coletivo CRIARTE grupo de teatro e palhaçaria radicado no município de São Gonçalo do Amarante/RN Idealizou o projeto pioneiro: Escola de Iniciação ao teatro em parceria com a Prefeitura de MACAÍBA/RN, Pesquisa a comicidade e as características artísticas em suas variadas manifestações, associando a esse eixo temas como física quântica, consciência corporal e espiritualidade no trabalho do ator/ palhaço.
Vanusa culinária
Culinária
Responsável: Vanusa Barbosa Alves
Culinária regional de João Câmara
Artesanato do Neném
Vamos juntos mostrar o melhor da cultura de João câmara! Artesanato é cultura! É vida! Trabalho com pintura em tecidos, cerâmica, telha, trabalho com materiais de madeira e produzo : porta chaves e lembrançinha, e trabalho com lembrançinhas de gesso!
Responsável: Ronaldo Pedro da Silva
Olá! Meu nome é Ronaldo mais todos me conhecem por seu Neném! Fazer parte da cultura da minha cidade é uma grande satisfação! Pois trabalho com artesanato há mais de 20 anos! E para mim é mais do que uma renda extra, é um trabalho feito com amor e dedicação!
Williane Varela
Luto pelo o que quero, para merecer o que desejo.🌹
Responsável: Williane Varela do Nascimento
Meu nome é Williane Varela do Nascimento, brasileira, tenho 30 anos, residente e domiciliada no P.A Marajó, cidade João Câmara- RN. A gastronomia e o Artesanato na minha vida começou cedo, precisamente em 2016, comecei por em prática o dom que me foi passado das gerações anteriores. Trabalho nas duas modalidades e sempre passando por inovações e aperfeiçoamentos.
Edileuza Honorio da Silva do Nascimento
Edileuza chaveiros,faço chaveiros em pérolas há mais de 15 anos,faço meu material e divulgo nas feiras e nas redes sociais.
Responsável: Edileuza Honorio da Silva do Nascimento
Edileuza chaveiros,faço chaveiros em pérolas há mais de 15 anos,faço meu material e divulgo nas feiras e nas redes sociais.
Alice Artesã
Alice Artesã , amo ver o resultado final de cada peça artesanal ! Que é minha criatividade tomando forma !
Responsável: Alice Fernandes Torres
Me chamou Alice Torres,Sou artesã há 10 anos e trabalho com laços, costura criativa e biscuit.Minha paixão pela arte me permite criar peças únicas e especiais, sempre com muito carinho e dedicação.
Ateliê bom Jesus
Trabalho com artesanato há 20 anos
Responsável: Francisca lenilda da Silva moura
Eu Francisca Lenilda sou artesã, trabalho com crochê, e pinturas em tecidos. Faço conjuntos de cozinha, lençol de cama, entre outras coisas.
Kaline Cassiano
Indígena de etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltados para a amplificação da voz e da narrativa indígena.
Responsável: Kaline Cassiano Silva
Indígena da etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltadas para a amplificação da voz e da narrativa indígena nas mídias sociais. Compõe equipe e coordenação de projetos e produções audiovisual dentro do Amarelão e do Território Mendonça.
Luana roque
Olá me chamo Luana e amo fazer crochê,venham conher meu trabalho 🤗🥰
Responsável: Luana Roque da Silva
Olá tudo bem, me chamo Luana e faço um artesanato o crochê aprendi a fazer ainda criança. Uma freira q veio de João Câmara pra nosso assentamento e ensinou as jovens e depois elas ensinavam as meninas pré adolescentes. A uns 10 a 15 anos já faço crochê. Então depois veio as noviças q nós ensinaram o bordado ponto cruz . Depois com umas amigas minhas elas me ensinaram tbm a fazer tricor com dois pauzinhos e sacola plástica.agente só fazia tapetes. Meu sonho é arrumar recurso e fazer um grupinho de meninas e ensinar a elas tbm se Deus quiser vou conseguir. Muito obrigada!
GRUPO DE FLAUTAS SONS DO AMANHÃ
Responsável: JAMILY GABRIELLY DA COSTA SILVA
O grupo de flautas doce Sons de Amanhã da comunidade indígena Serrote de São Bento, da etnia Mendonça Potiguara, é um projeto social que surgiu em 2021 com a realização do Projeto Arte e Ação oferecendo aulas durante 10 meses de música e capoeira. A partir de então o grupo continuou com apoio de parceiros como a Associação Comunitária Serrote, da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social de João Câmara - SEMTHAS, através do Projeto Alimentar, e ainda com editais de fomento a cultura como a Lei Paulo Gustavo no âmbito municipal, pela Secretaria Municipal de Cultura – SECULT JC. O grupo já realizou diversas apresentações culturais no Território Mendonça e em João Câmara. Atualmente o grupo conta com 25 alunos entre crianças e adolescentes da comunidade, tendo aulas dois dias por semana. O repertório se baseia na música tradicional nordestina, cantos indígenas, e clássicos da música universal, sob coordenação do professor Fernando Batista.
Francisca letuzia Rodrigues de Araujo
Letuzia Artes , trabalho com E.V.A, feltro ,fuxico,cisal. Amo o que faço. Até aqui me ajudou o Senhor !!
Responsável: Francisca Letuzia Rodrigues de Araújo
Sou Letuzia Artesa a mais de 30 anos trabalho com crochê,feltro,cisal e E.V.A! Filha de pais artesão meu pai fazia calunga,e era sofoneiro Minha mãe trabalhava como loiceira ,produzia peças de barro e chapéus em palha de Carnauba .Através deles me esperei em ser a artesã que sou hoje ! Filha mais velha de 7 filhos , nasci e me criei em João Câmara! Atualmente exponho minhas peças na casa de Cultura e sempre que possível participo de feiras de artesanato
Ellen Jamily
Responsável: Ellen Jamily Silva Ribeiro
Meu nome é Ellen Jamily, sempre amei e apreciei a literatura de cordel. No ano de 2021, tive a oportunidade de participar de um projeto chamado prêmio Carcará e festival potiguar de audiovisual. Onde fiz um vídeo mostrando um pouquinho da minha cidade, e eu e minha prima recitamos o meu primeiro cordel com o tema Amo tanto meu lugar. O meu cordel se encontra no meu Instagram ellenjamilyofc.
Maria de Fátima
Liderança indígena e artesã.
Responsável: Maria de Fatima
Liderança indígena da Comunidade indígena Açucena. Trabalha para o desenvolvimento sociocultural da comunidade. É artesã, faz pinturas em panos de prato.
Auta Avelino
Artesã, moradora da comunidade indígena Serrote de São Bento.
Responsável: Auta Avelino
Sou Auta Avelino, artesã, produzo peças a partir de elementos naturais. Trabalho com artesanato desde
Flávia Batista
Liderança da comunidade Indígena Santa Terezinha do Território Mendonça no Estado do Rio Grande do Norte,Tesouseira da Associação Comunitária Indígena do povo Mendonça (2019);Professora auxiliar da Educação Infantil (2022) na Escola Municipal Indígena Amarelão,Professora do Ensino Fundamental I (2023) na Escola Municipal Indígena Saramandaia;vice-gestora (2024) na Escola Municipal Indígena Saramandaia
Responsável: Flávia Ferreira Batista Bezerra
Liderança da comunidade Indígena Santa Terezinha do Território Mendonça no Estado do Rio Grande do Norte,Tesouseira da Associação Comunitária Indígena do povo Mendonça (2019);Professora auxiliar da Educação Infantil (2022) na Escola Municipal Indígena Amarelão,Professora do Ensino Fundamental I (2023) na Escola Municipal Indígena Saramandaia;vice-gestora (2024) na Escola Municipal Indígena Saramandaia. Formando-se em pedagogia em Licenciatura (2024) UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA PEDAGOGIA;Menbro e secretária do Fórum Intersetorial de Professores e Professoras Indígenas Mendonça (2022);
OPIM
Uma organização que existe desde 2016, atua e trabalha no desenvolvimento político-social das comunidades indígenas. Desenvolve ações de fortalecimento e autonomia.
Responsável: Organização do Povo Indígena Mendonça
Organização do Povo Indígena Mendonça abrange quatro comunidades indígenas do Território Mendonça, trabalha no desenvolvimento político-social das comunidades que fazem parte de sua abrangência, realizamos formações, oficinas, assembleias e palestras educativas e informativas. Trabalhamos os mais variados temas entre saúde, educação, meio ambiente, segurança alimentar, gênero, geração de renda, autonomia das mulheres e outros. Executamos projetos em parcerias com as associações que estão ligadas a OPIM, o projeto mais recente é o de fortalecimento de quintais produtivos, artesanato e criação de galinhas. Também realizamos intercâmbios para outros Estados, o mais recente foi realizado para a Paraíba/PB para troca de experiencias entre agricultores e produtores de mel, e fazedores de remédios naturais com uso de ervas tradicionais.
Pedro Isaac da Silva Ferreira
Responsável: Pedro Isaac da Silva Ferreira
Atua na dança indígena, toré,no Amarelão a mais de 10 anos. Iniciou no toré como aluno e agora atua como mestre do toré,liderando o grupo.
Angela
Responsável: Angela Maria Ramos de pau
Sou Angela Maria Ramos de Paula ,sou empreendedora da família nordestina. Moro em João Câmara e trabalho com comida típica a 8anos. Canjica Doce de leite Cocadas Bolos;preto, macaxeira, carimã,batata e grude.
CORAL VOZES DO TORREÃO
Responsável: Maria de Fatima Souza de Aguiar
O Coral Municipal Vozes do Torreão foi criado no ano de 2006 na cidade de João Câmara, contando com o apoio do então Secretário de Educação e Cultura, o Prof. Maurício Caetano, e sob a regência do Maestro Kleber Praxedes. O grupo foi formado por servidores da prefeitura e outras pessoas interessadas no canto coral, unidos pelo interesse em difundir a arte do canto coral na região. Desde a sua criação, o coral tem desempenhado um papel importante na promoção da música coral na cidade e em eventos culturais da região. Sua participação em festivais nacionais e regionais ENCONAT Natal, Festival de Corais de João Pessoa e diversos eventos realizados na nossa cidade. Esses festivais tem sido uma oportunidade para mostrar o talento dos membros do grupo e promover o intercâmbio cultural com outros coros. O repertório do Coral Vozes do Torreão é diversificado e busca abranger diferentes estilos musicais. O grupo prioriza arranjos próprios, muitos dos quais são criados por artistas locais, valorizando assim a cultura e
Grupo de Seresta João Modesto
Grupo de Seresta João Modesto 32 anos de História musical!
Responsável: Grupo de Seresta João Modesto
GRUPO DE SERESTA JOÃO MODESTO - 1992/2024. Há 32 anos levando a boa música para nossa cidade, Zona Rural e todo Brasil, através da Internet. Apresentamos, aqui, o histórico do grupo. CRIAÇÃO: 15 de Março de 1992, com o nome Encontro dos Seresteiros, na Rádio Baixa-Verde. FUNDADORES: Hairton Ferreira (idealizador), Zé Bigode, João Modesto, João Faustino (cavaquinho), Mestre Vililo (violão solo e base), João Canário, Luiz Pimenta, Assis Ataliba, Chico Dantas e Raimundo Miranda. SERESTEIROS QUE VIERAM DEPOIS NA RÁDIO BAIXA-VERDE: Ubiratam, Tota, Bosco Canário (cavaquinho), Vicente Canário, Rildo Canário, Beto Bi e esposa Ednize, Aniceto, Iara Larissa, Verônica Silva, Almir Coquinho e Zé Araújo. APRESENTADORES NA RÁDIO BAIXA-VERDE: Benedito Alves, George Rodrigues, Jurandir Pereira e Tony Nascimento. Com a inauguração da Rádio 89 FM, em 15/12/2005, o grupo passou a realizar a seresta na mesma, agora com o nome de Grupo de Seresta João Modesto, homenagem ao nosso guru que havia falecido. APRESENTADORES NA 89 FM: Nelson, José Aldo, Erinaldo Araújo e Lenilson Lima, atual apresentador e cantor. SERESTEIROS COM PARTICIPAÇÃO NA RÁDIO 89 FM: Luiz Pimenta, Chico Dantas, Aniceto, Iara Larissa, Clara,Verônica Silva, Zé Araújo, Vicente Paiva e Paulinho. SERESTEIROS FALECIDOS: João Modesto, João Faustino, João Canário, Tota, Ubiratan, Almir Coquinho, Tony Nascimento e Rubão, falecido em 26/2/24. Um acidente com o nosso maestro, Mestre Vililo (rotura da rótula do joelho D), deixou o grupo sem sem principal violão. Aguardamos, com às bênçãos de Deus, sua recuperação. GRUPO ATUAL: Assis Ataliba (violão base), Raimundo Miranda, Maria do Carmo, Vicente Canário, Neta Costa, Rildo Canário, Jadna Karina, Gilmar da EMATER, Evanoel Ataliba (toca violão e canta), José Aldo, Kerginaldo Venâncio, Zé Preto, Wadir Vilar, Thiago Coroinha, João Gabriel (novo integrante) e Lenilson Lima. Além da apresentação em rádio o grupo de seresta também faz apresentações em diversos espaços e eventos sociais. Sendo sua principal apresentação o Programa Encontro com os Seresteiros que vai ao ar todas às sextas-feiras das 20:00 às 23:00 horas pela Rádio 89fm levando a boa música para todos (as) os (as) ouvintes.
Responsável: Francisca Izabely da Silva
Biografia para o Mapa Sou Izabely Silva, professora, oficineira de teatro, artes visuais e dança. Atuo na coordenação. Sou licenciada em pedagogia, com experiência em atividades lúdicas e interativas. Iniciei a trajetória cultural no ao de 2010, participando da criação do Grupo de Teatro do IFRN, o Teatro Baixa Verde. Atuei como tutora de artes e educação física no campus. Ao logo de mais de uma década, venho atuando em projetos culturais voluntários. Atualmente, participo do projeto Multarte cultura Sustentável, através da Pastoral da Criança. Meu trabalho sempre foi voluntário, em prol da cultura de João Câmara. Participei também de atividades e Palestras, e apresentações teatrais dentre outras. O projeto Multiarte Cultura Sustentável faz parte das ações realizadas pela Pastoral da Criança, instituição fundada em dezembro de 1983 em Florestópolis no Paraná, pela médica pediatra Zilda Arns Neumann e pelo Arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo. O Projeto é de natureza das artes Integradas, tendo às artes visuais como principal elemento de desenvolvimento cultural e pedagógico de crianças e adolescentes das famílias vinculadas a Pastoral da Criança. As modalidades do projeto são Desenho, Cinema e Teatro, juntas trabalhadas na perspectiva pedagógica, sustentável e inclusiva. As crianças realizam estudos e atividades dinâmicas, recreativas e o lazer, com o foco temática em suas identidades, a partir do lugar onde vivem. As atividades de pintura, desenho, leitura, escrita, apreciação de obras literárias, do cinema e do teatro são oferecidas, garantindo a participação integral das crianças. Além das atividades citadas, o projeto fortalece os valores humanos e sociais, a partir de atividades com foco nos cuidados com a higiene pessoal e coletiva, a valorização do alimento, o consumo consciente e os cuidados com a destinação correta dos resíduos sólidos. O projeto é fruto da parceria entre a Pastoral da Criança e Escolas Públicas e comunitárias.
Ana Carla
Me chamo Ana Carla e atuou na produção do artesanato, através de brincos, pulseiras e colares com o grafismo indígena.
Responsável: Ana Carla Pinto Felipe
Trabalho na produção do artesanato indígena com o grafismo.
Dany Play
cantor, compositor
Responsável: manoel daniel oliveira
cantor, compositor, inicio da carreira ainda adolescente, natural de Joao câmara, passei por grandes bandas como: boneca de ferro, forró dos plays, saia rodada, entre muitas outras, hoje em meu projeto solo chamado Dany Play
Jino silva
Mim chamo Jino silva músico de rua
Responsável: Ginaldo Silva da trindade
Me chamo Ginaldo Silva da trindade tenho 40anos muito conhecido como Jino silva sou cantor de rua com muito orgulho. Faço parte do mapa cultural de João Câmara
Dodô Cauã
Ex- Atleta profissional Produtor musical Baterista Cantor
Responsável: Douglas Cauã Cabral Oliveira
Meu nome é Douglas, Tenho 21 anos e moro na cidade de João câmara desde os 3 anos de idade! Sou baterista, produtor musical e multimusicista. Sou ex atleta profissional de futebol. Sou professor de bateria, violao e contra-baixo. Dou aulas particulares para meus alunos e tenho desejo de fazer um projeto social um dia com as pessoas mais carentes dos bairros da nossa cidade. Eu toco bateria desde 3 anos de idade e hoje toco todos os instrumentos musicais possíveis. Espero poder contribuir para minha cidade com mais projetos e muita música na vida dos nossos jovens !
Comprar Cytotec (11) 91840-3131
Comprar Cytotec (11) 91840-3131 Compra de Cytotec, Cytotec Preço, Cytotec Valor, Comprar Misoprostol, Cytotec Original, Misoprostol Original, onde comprar cytotec, comprar citotec, comprar citoteque, misoprostol comprar, cytotec olx
Responsável: Comprar Cytotec (11) 91840-3131
Comprar Cytotec (11) 91840-3131 Compra de Cytotec, Cytotec Preço, Cytotec Valor, Comprar Misoprostol, Cytotec Original, Misoprostol Original, onde comprar cytotec, comprar citotec, comprar citoteque, misoprostol comprar, cytotec olx
Pedro Henrique
Responsável: Pedro Henrique Medeiros de Morais
Meu nome é PEDRO HENRIQUE DE MEDEIROS MORAIS, tenho 17 anos, sou filho único e estou cursando o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Gomes. Aos 14 anos despertou em mim a curiosidade de tocar SANFONA, pois já achava um instrumento muito bonito e de som maravilhoso. Então para minha alegria, o meu pai me presenteou com a sonhada SANFONA. Daí comecei a tocar e cantar, aprendendo e me aperfeiçoando com pessoas que já tinham conhecimento com música como: VILILO (aqui de João Câmara), o Sr. LUCIANO e seu filho DAL (de Poço Branco) no forró pé de serra e sigo aprendendo um pouco todos os dias. Há alguns meses, com os conhecimentos em instrumentos e música de um velho amigo da família Morais, o Sr. MOISA, com quem tenho também aprendido bastante, surgiu a ideia de formar uma banda. Juntando as forças, conhecimentos e dedicação, formamos a banda. “PEDRO HENRIQUE E BANDA” formada com amigos e parceiros e juntos vamos nos aperfeiçoando para sermos profissionais, com as bençãos de DEUS. FORMAÇÃO: Pedro Henrique (Sanfona e cantor), Moises Filho (Bateria), Pedro PH (Zabumba) Moisa (Guitarra), Pedro Henrique (Triangulo e Xequerê), Milena (Cantora e Back vocal) Nesse meio tempo, fui contemplado com um incentivo da Lei PAULO GUSTAVO, que fomenta estimulando a Cultura Popular Brasileira e nos ajudou no complemento para aquisição de alguns instrumentos. Estamos começando... Com trabalho e perseverança atingiremos nossos objetivos.
Everaldo gomes da Silva
Sou saxofonista
Responsável: Everaldo gomes da Silva
SOU SAXOFONISTA TOQUEI EM VÁRIAS BANDAS E ATUALMENTE FAÇO PARTE DA FILARMÔNICA MANOEL RAFAEL DE FREITAS DA CIDADE DE JOÃO CÂMARA.RN...SEMPRE CONTRIBUÍNDO COM A CULTURA DA MINHA CIDADE JOÃO CÂMARA.RN
Bydvania
Responsável: María Dvânia Alves
Mim chamo Dvânia Alves Natural da cidade de João Câmara Aos dezoito anos comecei praticar o trabalho em crochê com uma antiga vizinha,daí então não parei de produzir peças em vestuário, decoração e calçado infantil.
Amanda Mendonça
Desde 2019 ao meus 15 anos começei a liderar um grupo de jovens na comunidade, promovendo encontros, debates e atividades para fortalecer a autoestima e capacitação dos jovens indígenas. Como liderança jovem feminina, defendendo as causas da juventude e gerais, participando ativamente de movimentos locais pela defesa dos direitos indígenas e pela preservação da cultura do meu povo.
Responsável: Amanda Micaelly Felipe da silva
Sou liderança jovem indígena (Vice coordenadora de juventude da microregional da APOINME), da etnia Potiguara, nascida em JoãoCâmara/RN, residente na comunidade Indígena marajó há 20 anos.
Jefeson Alves
Responsável: Jefeson Fágner Alves da Silva
Sou Jefeson Fágner Alves da Silva, moro em João Câmara a 32 anos, sou músico percussionista a 9 anos, toquei em bandas como: forró bom de farra, banda leva aê (atualmente Arlan Souza) e Edvanildo Sanfoneiro.
PAIXÃO MULTICOR
A Associação Cultural Paixão Multicor foi fundada no ano de 2018 com o propósito de realizar atividades socioculturais, educativas e desenvolvimento comunitário da cidade de João Câmara e em todo território potiguar. Ao longo dos anos a associação vem desenvolvendo projetos culturais voltados para dança junina. A associação foi reconhecida como entidade de utilidade pública no município de João Câmara.
Responsável: ASSOCIAÇÃO CULTURAL PAIXÃO MULTICOR
A Associação Cultural Paixão Multicor foi fundada no ano de 2018 com o propósito de realizar atividades socioculturais, educativas e desenvolvimento comunitário da cidade de João Câmara e em todo território potiguar. Ao longo dos anos a associação vem desenvolvendo projetos culturais voltados para dança junina. A associação foi reconhecida como entidade de utilidade pública no município de João Câmara.
RAILSON
Sou coordenador do cinema itinerante - Cine Marajó.
Responsável: JOSÉ RAISON DE SOUZA ARAUJO
Olá me chamo José Raison, mas conhecido por Railson.
João Paulo
Responsável: João Paulo de Melo Silva
Meu nome é João Paulo de Melo Silva, indígena mendonça do povo/etnia Potiguara, residente na comunidade indígena Amarelão, município de João Câmara/RN. Músico há mais de 10 anos do grupo de flauta doce Irmã Terezinha Galles que posteriormente se transformou na Orquestra Irmã Terezinha Galles a qual eu faço parte até hoje. Faço parte da Organização local chamada Associação Comunitária Amarelão desde 2011 onde atuo como jovem liderança e ativamente participo de ações e eventos voltados para a cultura indígena não só no município mas também a nível de estado e fora do RN também.
ERICA POTYGUARA
Sou coordenadora do grupo de mulheres da medicina tradicional - O bem viver com saberes tradicionais e a Saúde das mulheres indígenas - e Coordenadora da Juventude Indígena de Marajó.
Responsável: ERICA GABRIELE SILVA BARBOSA
Olá me chamo Erica Gabriele, mas conhecida por Gabriele, sou indígena da etnia Potiguara do tronco familiar Mendonça.
Diego Akanguasu
Indígena da etnia Potiguara Ibirapi. Revitalizador da língua tupi no Rio Grande do Norte. Músico no Grupo Itamaraka. Professor de Sociologia e Tupi na rede pública de ensino.
Responsável: Diego Bruno Oliveira de Andrade
Indígena do povo Potiguara Ibirapi. Cientista Social licenciado em Sociologia (UFRN) e especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI). Iniciou os estudos de idiomas nativos em 2007 com o Grupo de Estudos Igapó. Participa ativamente da revitalização linguística do Tupi Potiguara no território Mendonça desde 2011. É integrante do grupo de estudos de culturas e idiomas autóctones Okarusu Pytã, criado em 2012. É membro do Coletivo Indígenas do Vale, colaborando com o fortalecimento étnico das comunidades originárias de Ceará Mirim. Integrou a equipe de construção do site sobre os povos indígenas do Rio Grande do Norte em 2018 - https://cchla.ufrn.br/povosindigenasdorn/index.html. Leciona Sociologia e Tupi Potiguara na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, na comunidade Amarelão. Contribuiu como tradutor no livro "Abama’enduasába: memória dos povos indígenas do RN - Mendonça, Caboclos do Assu e Rio dos Índios" (2021). Produziu um dicionário sobre a toponímia, fitonímia e zoonímia tupi do Vale de Ceará Mirim com o multiartista Thiago Cóstackz no livro "Tappeweppe: história da resistência e retomada ancestral indígena no município de Ceará Mirim" (2021). Realizou a tradução de poesias do português para o idioma tupi no livro "Tupiland goes to Greenland" (2019) do artista indígena Thiago Cóstackz. Orientou e organizou em 2019 um trabalho com uma turma da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professora Alice Soares que resultou na publicação do livro "Mikûatiamirĩ: pequeno livro sobre saberes linguísticos do povo Mendonça Potiguara" (2021). Músico, integrante do Grupo Itamaraka e está executando o projeto "Musicalidades do Povo Mendonça Potiguara", com oficinas e apresentações públicas nas comunidades do Território Mendonça e em eventos relevantes no cenário cultural potiguar através do Edital FUNARTE RETOMADA - Música 2023.
Rozângela Mendonça
Professora e artesã indígena
Responsável: Rozângela Batista de Lima
Professora da educação escolar indígena, artesã indígena, colaborando com a cultura da comunidade
Carlos
o trabalho com a quenga de coco é 100% artesanal.
Responsável: JOSÉ CARLOS DE GOIS TAVARES
Me chamou José Carlos, sou mais conhecido por Carlos. Eu há 2 anos trabalho com a quenga de coco, faço canecas. Sou estudante e artesã, resido no Marajó o trabalho com a quenga de coco é artesanal e reciclável.
Marcos Luiz
Estamos desde os anos 2000, realizando eventos inclusivos, sociais e principalmente esportivos, visando sempre o desenvolvimento das crianças perante uma sociedade injusta e cruel.
Responsável: Marcos Luiz De Souza
Somos uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver meios sociais para crianças através de eventos esportivos e/ou derivados. Nosso objetivo é de não apenas ajudar a sociedade, nosso objetivo é garantir um bom crescimento social, desenvolvendo o cidadão. Estamos atualmente em busca de apoio financeiro para o nosso projeto, que visa impactar cada vez mais os eventos sociais em nossas comunidades. Este projeto trará benefícios significativos para para as crianças e ajudará a promover social e mentalmente quem carece da mesma. Para isso estamos sempre contando com apoio financeiro seja público ou privado, para realizarmos festas das criança, maratonas, torneios esportivos, gincanas, festas natalinas e demais festas.
Nilde
artesanato em fuxico minha paixão.
Responsável: FRANCISCA JUSTINO DE GOIS
olá me chamo Francisca Justino, sou mas conhecida por Nilde trabalho com fuxico.
Artesanatos da izaa
Responsável: Maria Izabella góis de lima
Me chamo Maria Izabella moro no assentamento marajó tenho 13 anos sou indígena entnia potiguara e aprendi com minha mãe a fazer artes com crochê e agora vivo criando e vivenciando a arte do crochê 🧶🥰
Ilê axé da Jurema sagrada
Responsável: Maria Genilda da Silva
Mim chamou mãe Genilda de xango