14 agentes
Agentes
Edu Martins
Artista-docente
Responsável: Eduardo Augusto Martins de Melo
Edu Martins, artista-docente e arte-educador, licenciado e Mestre em Artes Cênicas pela UFRN, Pedagogo de carreira, licenciado e especialista em educação numa Perspectiva Inclusiva no âmbito da alfabetização e do multiletramento, pela FAIARA/PB; licenciado em Letras/Língua Portuguesa pelo IFESP/RN; além das formações complementares em Pedagogia, pela FACEN/FACERN e em Arteterapia pela FATAP. Há quase duas décadas, atuo na formação de crianças e adolescentes, através da linguagem, comunicação e dos elementos constituintes do teatro, numa perspectiva política, inclusiva e sustentável.
Didi
Na confecção de bonecas de pano aprendi com minha Mãe.
Responsável: EDIONE BEZERRA PINTO
Sou Edione, Faço bonecas de pano, pano de prato e tapetes..
Michelly Carla
Responsável: Michelly Carla Bezerra Felipe
Sou Michelly faço artesanato em macramé, resido na comunidade indígena do Marajó.
Kaline Cassiano
Indígena de etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltados para a amplificação da voz e da narrativa indígena.
Responsável: Kaline Cassiano Silva
Indígena da etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltadas para a amplificação da voz e da narrativa indígena nas mídias sociais. Compõe equipe e coordenação de projetos e produções audiovisual dentro do Amarelão e do Território Mendonça.
Maria de Fátima
Liderança indígena e artesã.
Responsável: Maria de Fatima
Liderança indígena da Comunidade indígena Açucena. Trabalha para o desenvolvimento sociocultural da comunidade. É artesã, faz pinturas em panos de prato.
OPIM
Uma organização que existe desde 2016, atua e trabalha no desenvolvimento político-social das comunidades indígenas. Desenvolve ações de fortalecimento e autonomia.
Responsável: Organização do Povo Indígena Mendonça
Organização do Povo Indígena Mendonça abrange quatro comunidades indígenas do Território Mendonça, trabalha no desenvolvimento político-social das comunidades que fazem parte de sua abrangência, realizamos formações, oficinas, assembleias e palestras educativas e informativas. Trabalhamos os mais variados temas entre saúde, educação, meio ambiente, segurança alimentar, gênero, geração de renda, autonomia das mulheres e outros. Executamos projetos em parcerias com as associações que estão ligadas a OPIM, o projeto mais recente é o de fortalecimento de quintais produtivos, artesanato e criação de galinhas. Também realizamos intercâmbios para outros Estados, o mais recente foi realizado para a Paraíba/PB para troca de experiencias entre agricultores e produtores de mel, e fazedores de remédios naturais com uso de ervas tradicionais.
Ana Carla
Me chamo Ana Carla e atuou na produção do artesanato, através de brincos, pulseiras e colares com o grafismo indígena.
Responsável: Ana Carla Pinto Felipe
Trabalho na produção do artesanato indígena com o grafismo.
ERICA POTYGUARA
Sou coordenadora do grupo de mulheres da medicina tradicional - O bem viver com saberes tradicionais e a Saúde das mulheres indígenas - e Coordenadora da Juventude Indígena de Marajó.
Responsável: ERICA GABRIELE SILVA BARBOSA
Olá me chamo Erica Gabriele, mas conhecida por Gabriele, sou indígena da etnia Potiguara do tronco familiar Mendonça.
Diego Akanguasu
Indígena da etnia Potiguara Ibirapi. Revitalizador da língua tupi no Rio Grande do Norte. Músico no Grupo Itamaraka. Professor de Sociologia e Tupi na rede pública de ensino.
Responsável: Diego Bruno Oliveira de Andrade
Indígena do povo Potiguara Ibirapi. Cientista Social licenciado em Sociologia (UFRN) e especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI). Iniciou os estudos de idiomas nativos em 2007 com o Grupo de Estudos Igapó. Participa ativamente da revitalização linguística do Tupi Potiguara no território Mendonça desde 2011. É integrante do grupo de estudos de culturas e idiomas autóctones Okarusu Pytã, criado em 2012. É membro do Coletivo Indígenas do Vale, colaborando com o fortalecimento étnico das comunidades originárias de Ceará Mirim. Integrou a equipe de construção do site sobre os povos indígenas do Rio Grande do Norte em 2018 - https://cchla.ufrn.br/povosindigenasdorn/index.html. Leciona Sociologia e Tupi Potiguara na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, na comunidade Amarelão. Contribuiu como tradutor no livro "Abama’enduasába: memória dos povos indígenas do RN - Mendonça, Caboclos do Assu e Rio dos Índios" (2021). Produziu um dicionário sobre a toponímia, fitonímia e zoonímia tupi do Vale de Ceará Mirim com o multiartista Thiago Cóstackz no livro "Tappeweppe: história da resistência e retomada ancestral indígena no município de Ceará Mirim" (2021). Realizou a tradução de poesias do português para o idioma tupi no livro "Tupiland goes to Greenland" (2019) do artista indígena Thiago Cóstackz. Orientou e organizou em 2019 um trabalho com uma turma da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professora Alice Soares que resultou na publicação do livro "Mikûatiamirĩ: pequeno livro sobre saberes linguísticos do povo Mendonça Potiguara" (2021). Músico, integrante do Grupo Itamaraka e está executando o projeto "Musicalidades do Povo Mendonça Potiguara", com oficinas e apresentações públicas nas comunidades do Território Mendonça e em eventos relevantes no cenário cultural potiguar através do Edital FUNARTE RETOMADA - Música 2023.
Rozângela Mendonça
Professora e artesã indígena
Responsável: Rozângela Batista de Lima
Professora da educação escolar indígena, artesã indígena, colaborando com a cultura da comunidade