30 agentes
Agentes
GRUPO DE ARTES MONSENHOR LUIZ LUCENA DIAS
O Grupo de Artes Monsenhor Luiz Lucena, denominado G.ARTES, criado em 15 de Outubro de 2017, formado por crianças, jovens e adultos da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, tem por objetivos promover a manifestação cultural no município por meio do teatro, evangelizando e compartilhando valores cristãos com seu membros e comunidade.
Responsável: EMILSON MARINHO SILVA JÚNIOR
Busca, em seus projetos, desenvolver habilidades artísticas e compartilhar a mensagem cristã através do teatro. O projeto visa fomentar a cultura e arte no município; evangelizar e compartilhar valores cristãos; desenvolver habilidades artísticas em crianças, jovens e adultos e promover a integração comunitária. Nossos Projetos destinam-se a ações voltadas para: Oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos; Montagem de espetáculos temáticos (bíblicos e sociais); Apresentações em igrejas, escolas e espaços públicos e Participação em eventos culturais locais. Temos como principais metas: mais de 100 pessoas participando dos projetos; 4 principais apresentações realizadas durante o ano na igreja e para comunidade local.
Edu Martins
Artista-docente
Responsável: Eduardo Augusto Martins de Melo
Edu Martins, artista-docente e arte-educador, licenciado e Mestre em Artes Cênicas pela UFRN, Pedagogo de carreira, licenciado e especialista em educação numa Perspectiva Inclusiva no âmbito da alfabetização e do multiletramento, pela FAIARA/PB; licenciado em Letras/Língua Portuguesa pelo IFESP/RN; além das formações complementares em Pedagogia, pela FACEN/FACERN e em Arteterapia pela FATAP. Há quase duas décadas, atuo na formação de crianças e adolescentes, através da linguagem, comunicação e dos elementos constituintes do teatro, numa perspectiva política, inclusiva e sustentável.
André Artes
Desenho com lápis Grafite e Lápis de cor , pintura sobre tela.
Responsável: André Freitas da Silva
Este é o perfil do Artista André Artes.
Didi
Na confecção de bonecas de pano aprendi com minha Mãe.
Responsável: EDIONE BEZERRA PINTO
Sou Edione, Faço bonecas de pano, pano de prato e tapetes..
Michelly Carla
Responsável: Michelly Carla Bezerra Felipe
Sou Michelly faço artesanato em macramé, resido na comunidade indígena do Marajó.
Arraiá encanto junino
Responsável: Mauricelia oliveira da silva
Grupo de quadrilha desenvolvido por jovens e adultos, para abrilhantar umas das noites de são João do bairro
Zé do Café
Abraçar a arte é abraçar o mar cheio de mistérios.
Responsável: José Alisson
Almejo alcançar os corações das pessoas através de poemas. Nos mesmos, faço homenagens a pessoas e tento usar da reflexão como forma de mudar o pensamento unilateral.
ESTRELA NORDESTINA
Responsável: ESTRELA NORDESTINA
🎆Quadrilha tradicional da comunidade do Corte 🥳 Fundada em 2007 📍Vice campeã @saojoaocamara 2008🔥✨ Organização: @gracykelly_ritbox
Dançarths
Responsável: Arthur
Arthur Melo, professor, bailarino, coordenador do projeto Dançarths e pesquisador de danças populares.
Cícero Bezerra Felipe
A vida do assador de castanha. A vida do assador ela não é fácil não, Tem que se acordar cedo e bate o caco na mão, Pra começar os trabalhos e a castanha pode assar, Para quando o freguês comer não poder reclamar, E vê que aquele produto ele pode degustar, Pois ali tá o valor de um povo trabalhador que não tem medo de trabalhar.
Responsável: CICERO BEZERRA FELIPE
“ Cicero Bezerra, tenho 34 anos, sou mas conhecido por Ciço, resido no Marajó. Atuou na literatura escrevendo versos sobre a história da minha comunidade e sua cultura.
Kaline Cassiano
Indígena de etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltados para a amplificação da voz e da narrativa indígena.
Responsável: Kaline Cassiano Silva
Indígena da etnia Potiguara Mendonça, trabalha com Produção Cultural dentro do território, contribuindo com trabalhos culturais e de militância, voltadas para a amplificação da voz e da narrativa indígena nas mídias sociais. Compõe equipe e coordenação de projetos e produções audiovisual dentro do Amarelão e do Território Mendonça.
Ellen Jamily
Responsável: Ellen Jamily Silva Ribeiro
Meu nome é Ellen Jamily, sempre amei e apreciei a literatura de cordel. No ano de 2021, tive a oportunidade de participar de um projeto chamado prêmio Carcará e festival potiguar de audiovisual. Onde fiz um vídeo mostrando um pouquinho da minha cidade, e eu e minha prima recitamos o meu primeiro cordel com o tema Amo tanto meu lugar. O meu cordel se encontra no meu Instagram ellenjamilyofc.
Maria de Fátima
Liderança indígena e artesã.
Responsável: Maria de Fatima
Liderança indígena da Comunidade indígena Açucena. Trabalha para o desenvolvimento sociocultural da comunidade. É artesã, faz pinturas em panos de prato.
OPIM
Uma organização que existe desde 2016, atua e trabalha no desenvolvimento político-social das comunidades indígenas. Desenvolve ações de fortalecimento e autonomia.
Responsável: Organização do Povo Indígena Mendonça
Organização do Povo Indígena Mendonça abrange quatro comunidades indígenas do Território Mendonça, trabalha no desenvolvimento político-social das comunidades que fazem parte de sua abrangência, realizamos formações, oficinas, assembleias e palestras educativas e informativas. Trabalhamos os mais variados temas entre saúde, educação, meio ambiente, segurança alimentar, gênero, geração de renda, autonomia das mulheres e outros. Executamos projetos em parcerias com as associações que estão ligadas a OPIM, o projeto mais recente é o de fortalecimento de quintais produtivos, artesanato e criação de galinhas. Também realizamos intercâmbios para outros Estados, o mais recente foi realizado para a Paraíba/PB para troca de experiencias entre agricultores e produtores de mel, e fazedores de remédios naturais com uso de ervas tradicionais.
Pedro Isaac da Silva Ferreira
Responsável: Pedro Isaac da Silva Ferreira
Atua na dança indígena, toré,no Amarelão a mais de 10 anos. Iniciou no toré como aluno e agora atua como mestre do toré,liderando o grupo.
Responsável: Francisca Izabely da Silva
Biografia para o Mapa Sou Izabely Silva, professora, oficineira de teatro, artes visuais e dança. Atuo na coordenação. Sou licenciada em pedagogia, com experiência em atividades lúdicas e interativas. Iniciei a trajetória cultural no ao de 2010, participando da criação do Grupo de Teatro do IFRN, o Teatro Baixa Verde. Atuei como tutora de artes e educação física no campus. Ao logo de mais de uma década, venho atuando em projetos culturais voluntários. Atualmente, participo do projeto Multarte cultura Sustentável, através da Pastoral da Criança. Meu trabalho sempre foi voluntário, em prol da cultura de João Câmara. Participei também de atividades e Palestras, e apresentações teatrais dentre outras. O projeto Multiarte Cultura Sustentável faz parte das ações realizadas pela Pastoral da Criança, instituição fundada em dezembro de 1983 em Florestópolis no Paraná, pela médica pediatra Zilda Arns Neumann e pelo Arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo. O Projeto é de natureza das artes Integradas, tendo às artes visuais como principal elemento de desenvolvimento cultural e pedagógico de crianças e adolescentes das famílias vinculadas a Pastoral da Criança. As modalidades do projeto são Desenho, Cinema e Teatro, juntas trabalhadas na perspectiva pedagógica, sustentável e inclusiva. As crianças realizam estudos e atividades dinâmicas, recreativas e o lazer, com o foco temática em suas identidades, a partir do lugar onde vivem. As atividades de pintura, desenho, leitura, escrita, apreciação de obras literárias, do cinema e do teatro são oferecidas, garantindo a participação integral das crianças. Além das atividades citadas, o projeto fortalece os valores humanos e sociais, a partir de atividades com foco nos cuidados com a higiene pessoal e coletiva, a valorização do alimento, o consumo consciente e os cuidados com a destinação correta dos resíduos sólidos. O projeto é fruto da parceria entre a Pastoral da Criança e Escolas Públicas e comunitárias.
Ana Carla
Me chamo Ana Carla e atuou na produção do artesanato, através de brincos, pulseiras e colares com o grafismo indígena.
Responsável: Ana Carla Pinto Felipe
Trabalho na produção do artesanato indígena com o grafismo.
Dodô Cauã
Ex- Atleta profissional Produtor musical Baterista Cantor
Responsável: Douglas Cauã Cabral Oliveira
Meu nome é Douglas, Tenho 21 anos e moro na cidade de João câmara desde os 3 anos de idade! Sou baterista, produtor musical e multimusicista. Sou ex atleta profissional de futebol. Sou professor de bateria, violao e contra-baixo. Dou aulas particulares para meus alunos e tenho desejo de fazer um projeto social um dia com as pessoas mais carentes dos bairros da nossa cidade. Eu toco bateria desde 3 anos de idade e hoje toco todos os instrumentos musicais possíveis. Espero poder contribuir para minha cidade com mais projetos e muita música na vida dos nossos jovens !
PAIXÃO MULTICOR
A Associação Cultural Paixão Multicor foi fundada no ano de 2018 com o propósito de realizar atividades socioculturais, educativas e desenvolvimento comunitário da cidade de João Câmara e em todo território potiguar. Ao longo dos anos a associação vem desenvolvendo projetos culturais voltados para dança junina. A associação foi reconhecida como entidade de utilidade pública no município de João Câmara.
Responsável: ASSOCIAÇÃO CULTURAL PAIXÃO MULTICOR
A Associação Cultural Paixão Multicor foi fundada no ano de 2018 com o propósito de realizar atividades socioculturais, educativas e desenvolvimento comunitário da cidade de João Câmara e em todo território potiguar. Ao longo dos anos a associação vem desenvolvendo projetos culturais voltados para dança junina. A associação foi reconhecida como entidade de utilidade pública no município de João Câmara.
RAILSON
Sou coordenador do cinema itinerante - Cine Marajó.
Responsável: JOSÉ RAISON DE SOUZA ARAUJO
Olá me chamo José Raison, mas conhecido por Railson.
ERICA POTYGUARA
Sou coordenadora do grupo de mulheres da medicina tradicional - O bem viver com saberes tradicionais e a Saúde das mulheres indígenas - e Coordenadora da Juventude Indígena de Marajó.
Responsável: ERICA GABRIELE SILVA BARBOSA
Olá me chamo Erica Gabriele, mas conhecida por Gabriele, sou indígena da etnia Potiguara do tronco familiar Mendonça.
Diego Akanguasu
Indígena da etnia Potiguara Ibirapi. Revitalizador da língua tupi no Rio Grande do Norte. Músico no Grupo Itamaraka. Professor de Sociologia e Tupi na rede pública de ensino.
Responsável: Diego Bruno Oliveira de Andrade
Indígena do povo Potiguara Ibirapi. Cientista Social licenciado em Sociologia (UFRN) e especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI). Iniciou os estudos de idiomas nativos em 2007 com o Grupo de Estudos Igapó. Participa ativamente da revitalização linguística do Tupi Potiguara no território Mendonça desde 2011. É integrante do grupo de estudos de culturas e idiomas autóctones Okarusu Pytã, criado em 2012. É membro do Coletivo Indígenas do Vale, colaborando com o fortalecimento étnico das comunidades originárias de Ceará Mirim. Integrou a equipe de construção do site sobre os povos indígenas do Rio Grande do Norte em 2018 - https://cchla.ufrn.br/povosindigenasdorn/index.html. Leciona Sociologia e Tupi Potiguara na Escola Estadual Indígena Professor Francisco Silva do Nascimento, na comunidade Amarelão. Contribuiu como tradutor no livro "Abama’enduasába: memória dos povos indígenas do RN - Mendonça, Caboclos do Assu e Rio dos Índios" (2021). Produziu um dicionário sobre a toponímia, fitonímia e zoonímia tupi do Vale de Ceará Mirim com o multiartista Thiago Cóstackz no livro "Tappeweppe: história da resistência e retomada ancestral indígena no município de Ceará Mirim" (2021). Realizou a tradução de poesias do português para o idioma tupi no livro "Tupiland goes to Greenland" (2019) do artista indígena Thiago Cóstackz. Orientou e organizou em 2019 um trabalho com uma turma da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professora Alice Soares que resultou na publicação do livro "Mikûatiamirĩ: pequeno livro sobre saberes linguísticos do povo Mendonça Potiguara" (2021). Músico, integrante do Grupo Itamaraka e está executando o projeto "Musicalidades do Povo Mendonça Potiguara", com oficinas e apresentações públicas nas comunidades do Território Mendonça e em eventos relevantes no cenário cultural potiguar através do Edital FUNARTE RETOMADA - Música 2023.
Rozângela Mendonça
Professora e artesã indígena
Responsável: Rozângela Batista de Lima
Professora da educação escolar indígena, artesã indígena, colaborando com a cultura da comunidade